Propriedades do amendoim para nossa saúde



O amendoim, embora seja mais conhecido como um deliciosos petisco, contém muitos nutrientes que são importantes para o nosso corpo, ainda pode ajudar você a perder peso. É um alimento muito versátil: pode ser consumido cru, assado ou frito e é um dos ingredientes utilizados em diversas receitas doces. Da forma que você goste de comer o amendoim, sempre encontrará nele um grande valor nutritivo.

Contém altos níveis de gorduras “boas” e antioxidantes ja que contém vitamina E, e em muitos casos ultrapassa as frutos nos seus benefícios para a saúde: tem tantos antioxidantes como os morangos, e muitos mais do que maçãs e as cenouras.

O consumo regular de amendoim ajuda a prevenir doenças cardíacas, diminui o colesterol e ajuda a perder peso, ao fornecer ao nosso corpo a sensação de saciedade e altas doses de energia, levando a pessoa a comer menos.

Apesar que o amendoim fornece gorduras de boa qualidade e alem disso seu delicioso sabor pode agradar a muitas pessoas, cada grama de amendoim fornece 9 calorias. Portanto, tenha cuidado com as porções.

Outros benefícios



O amendoim é uma fonte indiscutível de minerais, principalmente cálcio, fósforo e magnésio, vitais para o crescimento e desenvolvimento músculo-esquelético. Especialmente rico em fósforo, como uma porção de 50 gramas contribui com 13,6% do requisito diário de mineráis e tambem aporta ferro em um 100% das nossas necessidades diárias. Alternativa saudável para as pessoas com anemia ou tambem para as mulheres grávidas.

Da sua composição nutricional podemos concluir que o amendoim pode contribuir para a prevenção de doenças tais como a osteoporose e as cãibras, segundo dizem os especialistas.

Os nutricionistas dizem que a carga de proteína do amendoim produz saciedade, por isso é muito recomendo nas dietas. Ele também contém gorduras insaturadas, que são importantes fontes de vitaminas. 

Por sua parte, a Riboflavina o torna útil nos processos de respiração das células da pele, unhas e cabelos, e a niacina (vitamina B3), o torna um ingrediente vital para o fortalecimento muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário