Pernas cansadas, tratamentos naturais



A sensação de peso nos membros inferiores, muitas vezes acompanhada de inchaço, é um dos sintomas frequentes da insuficiência venosa, geralmente crônica. Porém existe uma predisposição genética a padecer esta doença, há vários fatores que pioram o quadro, os que podem ser modificados mudando o estilo de vida, ou com tratamentos naturais que aliviam os sintomas e melhoram a circulação venosa.

Ativar a circulação naturalmente: Muitos estudos científicos demonstram que algumas plantas tèm este efeito, entre elas a castanha da India e o Hamamelis. Outro tratamento é a drenagem linfática, que é um tipo de massagem feito por profissionais, que leva o líquido acumulado nos tecidos até os rins e o faz eliminar pela urina.

Hábitos de vida

* Ducha morna alternando com jatos de água fria para tonificar ás pernas.

* Alimentação equilibrada: Elimine alimentos com gorduras saturadas como carnes vermelhas, lácteos não desnatados, e o consumo de sal. Coma frutas e verduras pois contém fibras. Os cítricos e as frutas vermelhas ajudam a diminuir o inchaço e ativam a circulação.

* Exercícios físicos: Caminhar, subir escadas, nadar, andar de bicicleta, são exercícios recomendados para as pernas.

* Coloque as pernas para cima: ao acordar, ou ao chegar do trabalho, deite-se com as pernas para cima á 90 gráus do chão, ou encostadas á parede por 10 minutos todos os dias.

* Boa hidratação: Beba 2 litros diários de líquidos em água, sucos ou infusões.

* Sol e calor: Favorecem a dilatação das veias, o que piora o retorno venoso, por isso deve evitar saunas e banhos quentes.

* Viagens longas: Durante ás viagens de carro, faça paradas frequentes para esticar as pernas. Se viajar de trem ou de avião, caminhe ao menos 10 minutos cada hora.

Dicas para fazer em casa: Dedique todos os dias uns 10 a 15 minutos a estes simples exercícios de ativação venosa para suas pernas, entre um e outro mexa rápidamente as pernas para relaxar a musculatura:


* Andar na ponta dos pés.
* Mover os dedos dos pés.
* Apoiarse alternativamente sobre a ponta dos pés e os calcanhares.
* Deitado, faça movimento de pedalada com energia, de 15 a 20 vezes, e mover as pernas em pequenos círculos, até 10 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário