A urtiga, uma planta medicinal



A urtiga, planta muito comum e abundante, é uma erva medicinal rica em minerais e estimulante da circulação. Veja a seguir o uso da urtiga para tratar nossa saúde e seus beneficios.

Seu nome científico é Urtica dioica, e são usadas suas partes aéreas e a raíz. Seus componentes são as aminas (histamina, acetilcolina e serotinina), Flavonoides, ácido fórmico, glucoquinina, minerais ( ferro e silicio), vitaminas A, B e C, e taninos.

É nativa das regiões temperadas da Europa e Ásia, a urtiga é uma erva muito familiar, que cresce nos solos ricos das terras cultivadas. A picada é provocada por os pêlos da planta que contém histamina e ácido fórmico. As urtigas agotam o solo de minerais e vitaminas que se concentram nas suas folhas.

Suas folhas são uma fonte rica em minerais, e fazem da planta um remédio tônico indicado em casos de anemia por falta de ferro. São recolhidas no verão e podem ser utilizadas em sopas com verduras ou cozinha-las com espinafre.

Cómo utilizar a Urtiga

 * Em sucos: bata no liquidificador toda a planta, beba em doses de 10 ml (2 colheres de chá) 3 vezes ao dia como tônico para a anemia e fraqueza.

* Em infussão, beba uma xícara de chá das folhas, 3 vezes ao dia como parte da limpeza, como tratamento da artrite, reumatismo, ou como enxágue final para cabelos com caspa.

* Em cremes, é aplicado sobre cortes e inflamações da pele tais como eczemas ou hemorróidas.

 * Em compressas, com um algodão molhado numa infussão forte, ou em uma tintura das folhas é utilizada para dores de artrite, nevralgia, torções e tendinite.

Propriedades da Urtiga

É diurética, adstringente, tônica, nutritiva, estimulante da circulação, e anti-alérgica.

Também pode ser utilizada como condimento em diversas receitas na cozinha, porém é recomendável ao manipulá-la o uso de luvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário