Como ganhar a batalha contra a Caspa



A caspa é um problema comum do couro cabeludo e que afeta tanto homens como mulheres. Na verdade, praticamente todas as pessoas ja sofreram em algum momento de suas vidas com a caspa. É causada pela formação excessiva de flocos ou crostas que vem das células do estrato córneo. 


A morte de células da pele é um processo natural, permitindo as novas células crescerem e substituir as mais velhas. No entanto, em algumas pessoas, a esfoliação formada pela morte celular pode ser excessiva, seja de forma crónica ou por algum tipo de doença.

Durante muito tempo foi afirmado indevidamente que a caspa era causada pela falta de higiene, mas agora sabe-se que é causada por um desfasamento no funcionamento das células da pele que estão localizados sobre o couro cabeludo. Algums dos fatores ou doenças que favorecem a presença de caspa são:


* Altas concentrações de glândulas seborréicas poderiam causar a pele escamosa e cabelos quebradiços
* A presença de outras doenças como Parkinson, acidente vascular cerebral, ou AIDS
* O estresse, fadiga e a ansiedade também podem favorecer a presença da caspa

A caspa pode ser classificada em dois tipos:
                                                                                                                                                                                                                                 # Caspa seca: tem a forma de flocos finos, brancas ou cor cinza e geralmente aparece aos 10 ou 11 anos. Pode atingir altas concentrações do couro cabeludo, muitas vezes causando coceira e irritação. Sua cura é muito simples e em poucos meses com um tratamento adequado.

# Caspa gordurosa: é que geralmente aparece na puberdade. Neste caso aparece em forma de flocos e escamas amareladas, fixadas tanto no couro cabeludo como tambem no cabelo. É muito mais complicado para tratar e requer muita paciência para remove-la.

Conselhos para ajudar a eliminar a caspa:

O melhor conselho que podemos dar para acabar com a caspa é ter paciência e perseverança no tratamento. A menos que a sua origem seja por um problema mais sério, na maioria dos casos, a utilização de um shampoo anti-caspa regularmente será suficiente. Atualmente você pode encontrar um grande número de shampoos muito eficazes que permitem o uso diário. O médico aconselhará sempre o melhor de acordo com nosso caso.

Além disso, a dieta pode ajudar-nos a combater a caspa. Esta mostrado que uma dieta rica em vitamina B e beta-caroteno estabiliza o couro cabeludo e, portanto, diminui a possibilidade da formação de caspa.

Da mesma forma, as frutas secas, como as nozes, o leite e produtos lácteos, assim como o marisco pode ajudar com esse problema, porque eles são ricos em zinco, cujo déficit é habitual em pessoas com caspa.

Comer ácidos graxos essenciais como ômega 3, encontrados principalmente em alguns peixes (salmão, truta, sardinha) já que evitam o ressecamento do cabelo.

Evite o consumo excessivo de álcool, gorduras e carboidratos ja que eles podem agravar o problema da caspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário