São fonte importante de vitamina C e atuam como extraordinários antioxidantes. Ajudam a reforçar o sistema imunitário, por isso, é fundamental inclui-los na alimentaçao principalmente na época invernal. Os principais cítricos que se consomem frequentemente são: a laranja, a tanjerina, e o limão.
A poderosa vitamina C: Esta vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, se acumula nos leucocitos e fortalece os linfocitos e fagocitos, células encarregadas de defender o organismo de agentes agressores.
* A laranja. Os seus benefícios são: reduz os níveis de colesterol no sangue; limpa e tonifica o sangue, os tecidos, musculos e células; protege o organismo de doenças degenerativas; é um remédio natural para melhorar a memória pelo seu conteúdo de fósforo; o sódio o potássio e o magnésio que possui previne caimbras e fortalece os músculos.
* O limão: É depurativo capaz de eliminar impurezas do sangue, e ajuda na eliminação de toxinas pelas vias urinárias. Além disso, aumenta a produção de globulos brancos e melhora a circulação sanguinea, é um aliado do coração. É utilizado para emagrecer pelas suas propriedades de queimar gorduras, e reduz a hipertensão.
* A tangerina: É fonte de vitamina C, por isso ajuda no combate aos radicais livres. É muito favorável para regular o trânsito intestinal; reduz estados de estresse, favorece os ossos e aos dentes, e favorece na prevenção da anemia por falta de ferro.
Os mostrados a seguir, são remedios caseiros para fortalecer o sistema imunolôgico e prevenir infecções respiratórias comuns no inverno:
* Lavar e descascar 4 laranjas e 3 limões e colocar às cascas numa tijela, com 3 xícaras de mel, 200 gr de uvas sem sementes, dois litros de água e 3 colheres de raiz de jenjibre moído. Ferver essa preparação durante uma hora, coe, e deixe esfriar. Logo junte o suco dos limões e das laranjas, tome sem diluir, várias vezes ao dia.
* Numa xícara com água fervente, colocar o suco de uma laranja ou limao, meia colher de chá de mel, e uma colher de chá de jenjibre. Beber quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário